Bahia

Formação para professores de Yoga  com Camila Reitz em Piracanga - Bahia
Piracanga Bahia
Formação IntensivaDe 4 a 25 de Outubro de 2014

Yoga é uma forma de viver que produz transformações poderosas em todos os níveis de nossas vidas. Para que estas ocorram é necessário dedicar tempo a ele. A proposta desta formação é disponibilizar tempo para o estudo teórico e prático e, principalmente, para o auto-estudo, que produz crescimento pessoal e espiritual.

O objetivo principal da formação é o crescimento interior e o amadurecimento sobre todos os aspectos do Yoga. Uma preparação pessoal que transformará informação em conhecimento, proporcionando uma base firme para o praticante iniciar seu caminho como instrutor de Yoga. É voltado para praticantes dedicados que querem aprofundar seus conhecimentos, para aqueles que querem se reciclar e para os que desejam ensinar de coração os ensinamentos do Yoga. É um curso profissionalizante onde o aluno ao finalizar o curso terá condições de iniciar o trabalho como professor de Yoga.

Este curso intensivo foi especialmente desenvolvido para que você viva intensamente, consolide a prática diária de Yoga e aprofunde a conexão entre corpo, mente e espírito. O programa tem como foco desenvolver o autoconhecimento e a prática pessoal, através de técnicas de Yoga e Coaching para que você se torne a melhor pessoa que você pode ser.

A formação é baseada no Ashtanga Yoga, Yogaflow e Vinyasa Yoga, prática que visa equilibrar força e flexibilidade no corpo, integrando os movimentos e respiração numa prática fluída, suave e ao mesmo tempo intensa.

Programa teórico:
  • Princípios e fundamentos do Yoga
  • Yoga e suas vertentes
  • Os oito passos do Ashtanga Yoga
  • Yoga Sutra: estudo e recitação
  • Mantras sagrados: estudo e recitação
  • Sânscrito: pronunciando corretamente
  • Anatomia humana: estudo dos ossos e músculos
  • Anatomia sutil: koshas, chakras e nadís
  • Pránáyáma: expandindo a energia vital
  • Kriyas: métodos de purificação do Yoga
  • Yoganidra: o poder do sono yogi
  • Samkalpa: focar no seu objetivo

Programa prático:
Este curso tem o foco na prática de Yoga como uma ferramenta de transformação. Por isso faremos estudos e praticaremos o estudado, fazendo da prática o alicerce para o aprendizado.

  • Surya Namaskar: saudação ao sol
  • Estudo dos ásanas e variações
  • Vinyasa, bandhas e drishtis
  • Correção e ajustes nos ásanas
  • Aprendendo e ensinando posturas de inversão
  • Os componentes de uma aula de Yoga
  • Planos de aulas e workshops
  • Didática de ensino: ásana, pránáyáma, yoganidra e meditação
  • Reflexões sobre o papel do professor de Yoga
  • Yoga seu “negócio”: trabalhando com Yoga
  • Sessões de Life Coaching
  • Estudo da Roda da Vida
O curso é adaptado aos padrões de exigência da Aliança do Yoga. www.aliancadoyoga.com.br O programa é flexível, pois dependerá do aproveitamento da turma. Contará com estágio e terá carga horária total de 200 horas.

Para receber o certificado é necessário passar nas provas práticas e teóricas, ter no mínimo 80% de freqüência nas aulas e completar o estágio.  Ao terminar o curso o participante estará apto e seguro para ministrar aulas Yoga. Estando livre para decidir como seu trabalho irá ser chamado.

Para quem a formação é indicada?
Para pessoas interessadas em se aprofundar neste caminho e para aquelas que querem ampliar e dividir seu amor pelo Yoga. Para participar do curso é necessário ter no mínimo 1 ano de prática dedicada de Yoga. As práticas serão intensas por isso é importante que você tenha feito alguma aula ou curso nos estilos Ashtanga Vinyasa Yoga, Yogaflow ou Vinyasa Yoga para saber se este curso é o mais indicado para você.

Este curso foi desenvolvido por Camila Reitz e será ministrado e dirigido por ela.

Camila Reitz nasceu em São Paulo em 1973, mudou-se para Florianópolis e iniciou seu caminho no Yoga aos 18 anos de idade, no ano de 1991. Para aprofundar-se no assunto fez três viagens a Índia, onde aprendeu com vários professores de diferentes linhagens, dentre os quais destacam-se Swami Niranjananda, da Bihar School of Yoga e Swami Omandanda Saraswati, do Omananda Yogashram. Entre outros professores no Brasil estudou com Marco Schultz, Maria Laura Packer, Pedro Kupfer, Matthew Vollmer e Danny Paradise. Concluiu sua Formação em Ashtanga Yoga com Larry Schultz e Clayton Horton no ano de 1999 em San Francisco, Califórnia. Participou do curso para praticantes avançados em Ashtanga Vinyasa Yoga com Dena Kingsberg em Byron Bay, Austrália nos anos de 2003 e 2004. Formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Catarina em 2002. Ministra cursos de Yoga no Brasil e exterior. Fundou e dirigiu por 12 anos a escola Yogashala em Florianópolis (www.yogashala.com.br). Como empresária fundou e foi gestora da marca de roupas Devi por 10 anos (www.devi.com.br). Idealizou e organizou o evento de Yoga e Vedanta chamado Sadhana nos anos de 2005, 2006 e 2007. No ano de 2012 tornou-se mãe e quando seu filho tinha 5 meses foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, lutou contra o câncer por 10 meses e venceu a batalha utilizando todo o conhecimento adquirido no Yoga. Mudou sua vida e formou-se em Coaching pelo IBC. É estudante de Vedanta, filosofia que dá sentido a sua vida. Seu objetivo como professora é fazer com que os praticantes se apaixonem pela prática e, através dela, tornem-se livres para viver seu potencial. Conheça mais sobre seu trabalho: www.camilareitz.com.br


Conheça o local do curso: www.piracanga.com.br 






Depoimentos de alunos sobre o curso: 

“O curso foi um enriquecedor aprendizado que me deu base, me mostrou valores e me deu muita vontade de continuar a aprender o caminho do Yoga.”
Flávia Taiar

“Adorei o curso, me ajudou a me aprofundar e a entender melhor muitos aspectos do Yoga. Achei o conteúdo certo para o curso proposto, abordou todas as partes necessárias. Gostei muito de sua didática, de ter sido tão sincera com o grupo, de compartilhar o seu conhecimento de uma forma tão aberta. Me sinto sortuda em ter tido a possibilidade de aprender com você.”
Cornelia Huelsz Müller

“Eu gostei muito do curso de formação. Esse aprendizado foi muito rico e instrutivo, neste momento da minha vida. Compreendi todo o conteúdo, foi didático,  e as tarefas interessantes. Pretendo continuar estudando mais sobre Yoga.
”Roberta Faria

Mais informações, escreva para: cursos@camilareitz.com.br