quarta-feira, setembro 11, 2013

Emoções e Câncer

Por muitas vezes achei que essa história de que o câncer tem ligações com situações emocionais era uma grande besteira, afinal é algo que não pode ser comprovado.

Mas depois de ter passado por ele, percebo que pode sim ter algo em comum.

O mais importante disso tudo é não ficar “encafifado” em querer achar respostas, mas poder mudar a sua vida para a vida que você gostaria de ter. Para mim fez parte do processo de cura refletir sobre todas as situações emocionais e aprender a perdoar. Perdoar é saber esquecer o ruim, é conseguir ficar com o bom daquilo que passou.

Tive muitos ganhos com o todo o processo. Posso dizer que sou hoje uma pessoa mais feliz. E que têm ainda muito o que aprender!


Um comentário:

  1. Já há muito trabalho feito nessa área em relação às emoções, mas não está previsto pela medicina convencional. Há um trabalho interessante do Dr. Hammer, que criou a German New Medicine, que parte da premissa de que há sempre um evento "traumático" ou trigger que desencadeia um conflito emocional que depois é somatizado, como forma de o corpo resolver esse próprio conflito. Há outras teorias, como a biodescodificação. Como psicóloga, prefiro estas abordagens, mas acho que o mais importante é seguir aquela que faz sentido à própria pessoa. Por outro lado, reparo que há várias pessoas que levam vidas ditas saudáveis e têm cancros. Acredito que a doença tem sempre uma função. No caso por exemplo da Louise Hay, curou-se aplicando a teoria e a prática das afirmações positivas, que "vendia" aos outros. O Wayne Dyer também teve leucemia e é mestre do desenvolvimento pessoal. A minha doença fez-me pôr em prática comigo tudo o que "vendia" aos outros, a psicologia, o pilates, as técnicas expressivas e criativas... Depois de aplicar toda a filosofia e prática do yoga no seu processo de cura, vai poder ajudar ainda mais pessoas e ainda com mais legitimidade! Para mim, a cura não está na guerra ao cancro, mas em encontrar a paz de espírito... Vamos mantendo o contacto, yoga e cancer e curAção :)

    ResponderExcluir